DestaqueJustiçaPolícia

Vale diz que barragem em MG pode se romper nos próximos dias

Em documento produzido pela Vale e obtido pelo Ministério Público de Minas Gerais, a mineradora estima que uma barragem da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, corre risco de rompimento entre os dias 19 e 25 de maio, informa a Folha de S.Paulo. Há dias, foi identificada uma deformação no talude – encosta que garante estabilidade – na cava da mina, a cerca de 100 km de Belo Horizonte.
A mineradora diz que, caso se mantenha a velocidade de movimentação do talude – estimada em três a quatro centímetros por dia –, a ruptura “poderá ocorrer no período de 19 a 25 de maio de 2019, gerando vibração que poderá ocasionar a liquefação da Barragem Sul Superior“. Hoje, o MP-MG expediu uma recomendação para que a Vale informe à população da cidade os riscos e danos em caso de rompimento da barragem, por meio de carros de som, jornais e rádios. 
Os promotores pedem ainda que seja fornecido apoio logístico, psicológico e médico, além de alimentação, medicação e transporte, às pessoas que podem ser atingidas pelo rompimento. A contagem de mortos pela ruptura da barragem de Brumadinho, ocorrida em janeiro, está oficialmente em 240.

Jonas Mello

Jornalista radialista e editor-chefe do Jornal de Leste a Oeste e do blog do Jonas Mello

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Pular para a barra de ferramentas