DestaqueEconomiaEsportesIndústria e ComércioInternacionalJustiçaNotíciasPolíciaPolíticaSaúdeSaúde e Boa Forma

Governo prepara fim do monopólio da Petrobras no gás para reduzir preço

Foto: Walter Campanato – Agência Brasil –
O CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômicaserá o epicentro do processo de derrubada do preço do gás anunciado pelos ministros Paulo Guedes (Economia) e Bento Albuquerque (Ministério de Minas e Energia). Diante de resistências internas da Petrobras, caberá ao órgão de defesa da concorrência abrir negociação com a estatal para a venda de ativos ou a liberação de acesso à infraestrutura de transporte do combustível.
A ação do CADE é parte de um movimento organizado em conjunto por diversos setores do governo para tentar quebrar o monopólio da Petrobras e trazer competição ao setor, com o objetivo de promover no país um “choque de energia barata“, nas palavras de Guedes. O CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica será o epicentro do processo de derrubada do preço do gás anunciado pelos ministros Paulo Guedes e Bento Albuquerque. Diante de resistências internas da Petrobras, caberá ao órgão de defesa da concorrência abrir negociação com a estatal para a venda de ativos ou a liberação de acesso à infraestrutura de transporte do combustível. 
A ação do CADE é parte de um movimento organizado em conjunto por diversos setores do governo para tentar quebrar o monopólio da Petrobras e trazer competição ao setor, com o objetivo de promover no país a concorrência entres as empresas do diz Guedes. “A Petrobras praticamente controla a totalidade da oferta e continua controlando a infraestrutura logística, principalmente os gasodutos. Do lado da distribuição, há monopólios também nos estados”.

Jonas Mello

Jornalista radialista e editor-chefe do Jornal de Leste a Oeste e do blog do Jonas Mello

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Pular para a barra de ferramentas