Connect with us

Jornal de Leste a Oeste

Jornal de Leste a Oeste

Estado Islâmico é derrotado na Síria e ‘califado’ chega ao fim

Destaques

Estado Islâmico é derrotado na Síria e ‘califado’ chega ao fim

AF Agência Agence France-Presse –

Forças curdo-árabes apoiadas pelos Estados Unidos conquistaram na Síria o último território controlado pela organização extremista

O “califado” autoproclamado do grupo extremista Estado Islâmico (EI) caiu neste sábado, quando as forças curdo-árabes apoiadas pelos Estados Unidos conquistaram na Síria o último território controlado pela organização extremista. Para celebrar a vitória, os combatentes das Forças Democráticas Sírias (FDS), a força curdo-árabe que lidera a luta antijihadista na Síria, hastearam sua bandeira amarela na localidade de Baghuz, leste da Síria, onde os extremistas resistiram até o fim.

Nas proximidades de Baghuz, em Al-Omar, um campo de petróleo usado como base da ofensiva antijihadista, homens e mulheres que integram as FDS, nas quais predominam os curdos, comemoravam com o dabke, uma dança tradicional. Uma banda militar tocou o hino americano. “As FDS anunciam a total eliminação do suposto califado e uma derrota territorial de 100% do EI“, declarou o porta-voz da aliança curdo-árabe, Mustefa Bali.

A perda do pouco que restava em seu último reduto significa o fim territorial do EI na Síria, após sua derrota no vizinho Iraque em 2017. Mas comandantes curdos e ocidentais consideram que o combate não chegou ao fim.

Fonte: AFP News Agency

Continue Reading
Veja as noticias abaixo...

Jornalista radialista e editor-chefe do Jornal de Leste a Oeste e do blog do Jonas Mello

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais Destaques

Publicidade

Jornal de Leste a Oeste edição do mês de abril de 2019

Facebook

Mais lidas

Publicidade

To Top