Connect with us

Jornal de Leste a Oeste

Jornal de Leste a Oeste

Eleitores de Croatá e de outros 18 municípios do pais, vão eleger prefeitos neste segundo turno

Destaques

Eleitores de Croatá e de outros 18 municípios do pais, vão eleger prefeitos neste segundo turno

Imagem relacionada
Além de votar para presidente da República, os eleitores de 19 cidades irão às urnas, neste domingo (28/10), para escolher novos prefeitos devido ao afastamento dos vencedores em 2016. As eleições suplementares vão mobilizar o eleitorado de cinco municípios de Goiás, quatro de São Paulo, três do Rio de Janeiro, dois do Amazonas, um do Rio Grande do Sul, um de Santa Catarina, um do Mato Grosso, um do Maranhão e um do Ceará, o município de Croatá. Os 12.657 eleitores do município de Croatá, a 343 quilômetros de Fortaleza, vão às urnas escolher prefeito e vice, além do presidente da república, neste domingo. São 50 seções com urnas, distribuídas em 21 locais do município, com colaboração de 200 mesários. 
A eleição suplementar foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, após decisão que cassou os mandatos do prefeito de Croatá, Thomaz Laureano Farias de Aragão, e do vice-prefeito, José Antônio Rodrigues de Aragão, nos embargos de declaração 284-47.2016, por abuso dos meios de comunicação. O tribunal declarou ainda a inelegibilidade de ambos por 8 anos, incluindo nesta condenação o radialista Cyro Leopoldo Aragão. Dois candidatos disputam a eleição suplementar, neste domingo: PDT – Antônio Ribeiro de Sousa – Nome na urna: Edilson Feliciano e pelo MDB/PSDB – Antônio Felinto Filho – Nome na urna: Antônio Onofre.

No País

Localizada a 70 quilômetros de Brasília, no entorno do Distrito Federal, Planaltina é uma das cinco cidades onde haverá eleição para a prefeitura, no estado de Goiás. O Tribunal Regional Eleitoral cassou o registro da chapa eleita em 2016, formada por David Alves Teixeira Lima (PROS) e Maria Aparecida dos Santos (Pros), por compra de votos.

Segundo denúncia do Ministério Público Eleitoral, eles prometeram empregos em troca de votos, além de usar bens públicos para fazer propaganda eleitoral. Durante a campanha, Lima se reuniu com rodoviários desempregados, prometeu negociar a contratação de todos e pediu apoio dos trabalhadores. Uma gravação da reunião comprovou a denúncia.

Urnas Eletrônicas

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para permitir as diferentes votações, a Secretaria de Tecnologia da Informação desenvolveu o Programa de Múltiplas Eleições, que “permite a programação da urna eletrônica com composições que variam conforme as exigências de cada pleito“.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral do Ceará – TRE CE com agência Reuters

Continue Reading
Veja as noticias abaixo...

Jornalista e editor do Jornal de Leste a Oeste e do blog do Jonas Mello

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Veja Mais Destaques

Publicidade

Nossas Redes Sociais

Jornal de Leste a Oeste editado em Novembro 2018

Facebook

Mais Lidas





To Top